Gerar compras: aproveite créditos e migre compras

Sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais poderosas do eFormei é o Gerar compras. Poderosa e perigosa. Com ela é possível gerar uma compra a um aluno como administrador. Isso trás um conjunto de vantagens: São elas
Aproveitamento de crédito de compras anteriores;

  • Utilização de lotes inativos
  • Uso de cupons de desconto
  • Escolha diferenciada das datas de vencimentos
  • Possibilidade de parcelamento diferenciado
  • Escolha diferenciada nos valores

Então, vamos lá: O caminho da ferramenta é Produtos > Gerar compra. Ao ser direcionado, será necessário selecionar a turma e o aluno. Por ser uma ferramenta de negociações diferenciadas, não existe a possibilidade de gerar várias compras de uma única vez ou a mesma compra para vários formandos.

Após escolher o aluno, o sistema automaticamente busca outras compras feitas pelo mesmo, visando a possibilidade de aproveitamento de crédito.

O segundo passo é a seleção do produto da compra, dentre todos os produtos anteriormente cadastrados na Loja Virtual. O sistema também já trás algumas informações importantes sobre o produto. Confira: 

Atributos da compra

Entrando no terceiro passo, é o momento de escolhermos todos os detalhes da nova compra.

Você pode selecionar, inicialmente, o vencimento da primeira fatura. A partir daí, todas as outras faturas, em caso de divisão, seguirão a primeira data. Após selecionar o vencimento, escolha qual lote da venda:

O administrador tem a opção de escolher, inclusive, um lote que já está fechado. Também é possível aplicar um cupom de desconto, já previamente cadastrado e escolher a quantidade do produto:

Parcelamento, datas e checkboxes

Esse é um dos momentos mais importantes, a hora de escolher os parcelamentos, datas de pagamentos e “setar” se um pagamento está pago ou pago comissão. 

Vamos por partes: Em nosso exemplo, dividimos o produto em 4 vezes. Das 4 parcelas, conseguimos alterar as datas do vencimento e os valores, deixando a critério do cliente.

Podemos também já deixar o pagamento marcado como Pago ou Pago Comissão. “Setamos” um pagamento como Pago quando ele, obviamente, foi pago, por fora do sistema por exemplo. E “setamos” o pagamento como Pago Comissão geralmente quando a comissão de formatura fez a arrecadação do valor anterior a utilização do sistema. Então, esse dinheiro estaria em posse da comissão e não nas contas da empresa.  Ambos os botões são importantes para relatórios, trazendo mais precisão de onde estão os valores já arrecadados.

Finalizando uma compra

Aqui é o momento de finalizar. O sistema já ajuda o administrador, mostrando o valor do parcelamento e o valor total. A compra só será efetuada se ambos forem iguais.

Também é possível notificar o aluno da compra, para que ele acesse o sistema e dê aceite no contrato (caso o botão de gerar contrato esteja selecionado). É importante na hora de gerar uma compra de adesão, que o botão alterar status do aluno para aderido esteja selecionado. Isso força o sistema a fazer com que um aluno se torne Aderido. Finalmente, o botão de compra diferenciada apenas marca nos relatórios que houve uma compra com condições diferenciadas. Facilita na hora da identificação.

Antes de finalizar a compra, também é possível ver a prévia do contrato que será disponibilizado ao aluno (caso o contrato esteja vinculado ao produto na loja virtual). Também podemos selecionar um vendedor e marcar uma data de venda, informações essas que vão constar no Relatório Consolidado. Após isso, basta confirmar a venda e voilá: Você acaba de gerar uma compra a seu aluno!

Migração de pacote e aproveitamento de crédito

A partir dessa ferramenta, o administrador também pode gerar uma compra nova a partir de uma antiga. Supondo que um aluno quer fazer um upgrade de pacote, por exemplo. Confira: 

Selecionando a compra que será aproveitada e o novo produto, a única diferença na hora de gerar uma nova compra se dá na seguinte tela: 

Todas as informações da compra passada serão mostradas na tela, e o valor da diferença será o novo valor da venda, podendo ser dividido normalmente.

Para fazer a identificação da nova fatura com crédito aproveitado é simples: 

Na descrição do produto, haverá um Pedido #1340975. Esse pedido é o antigo id do pedido, que identifica que houve uma migração de pacote. Quanto mais migrações forem feitas, mais números de ids antigos serão constatadas na descrição.

Deixe um comentário

Outras Atualizações

Crie sua conta,

É GRÁTIS!