Identificando pagamentos duplicados dentro do eFormei

Sabemos que um dos grandes problemas que um administrador de empresas de formaturas sofrem são com pagamentos duplicados. Por isso, mostramos algumas soluções que existem dentro do eFormei para facilitar essa identificação

O eFormei facilita, de diversas maneiras, a identificação de pagamentos duplicados. Confira o passo-a-passo de como poder não só identificar, mas como solucionar esses casos:

Identificando a fatura

Antes de tudo, tenha sempre em mãos os comprovantes de pagamento do formando. Caso não consiga identificar a fatura, consulte pelo código de barras do comprovante. Para isso, busque o aluno, entre em Ações e depois Conferir boletos gerados.

Ao abrir a tela, busque pelo código de barras para cruzar as informações de faturas. Importante ressaltar que essa área do eFormei comunica diretamente com a Wirecard, podendo ser lento. Além disso, é necessário o preenchimento exato do código de barras, seguindo as pontuações e espaços.

Identifiquei, e agora? 

Após colocar os códigos de barra, você já terá o primeiro indício de pagamento duplicado: Como o eFormei permite que os formandos emitam os boletos quando quiserem, em alguns casos eles podem emitir duas vezes o boleto de uma mesma fatura, resultando em dois códigos de barra diferentes, porém as faturas vão ser iguais.

Após identificar a fatura, se você filtrar a numeração da fatura, ela constará duas vezes na lista, significando que houve um duplo pagamento da mesma fatura!

Detalhando uma fatura 

Outra forma de descobrir que uma fatura foi paga em duplicidade é detalhando a mesma. 

Clicando no ícone de fatura você será redirecionado para uma área de detalhamento do boleto, onde estarão mostrando todos os status do mesmo. Você então conseguirá visualizar um pagamento duplicado pois dentro do histórico de pagamentos estarão duas ordens de pagamento diferentes com status PAGO, confir exemplo:

Como reembolsar

O próprio eFormei tem suas ferramentas de reembolso de faturas. Você verá ao gerenciar a fatura da formanda o ícone de reembolso :

Ao clicar no botão você será direcionado a seguinte tela:

No caso do exemplo acima, é um reembolso por boleto bancário. É necessário o preenchimento dos dados do pagador para efetuar o reembolso. Em casos de cartão de crédito, apenas o botão de reembolso aparecerá.

Porém, ATENÇÃO: Em casos de reembolso para o cartão de crédito, o prazo para conclusão é de 30 a 60 dias, dependendo da data de fechamento da fatura do comprador. Em caso de reembolso feito via boleto para conta bancária, o prazo é de até 4 dias úteis para conclusão. (Via wirecard).

Foto: Freepik (Comércio eletrônico foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com)

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