Vamos falar sobre Setembro Amarelo?

Setembro Amarelo. Mês de Valorização da Vida.

Toda vida importa!

É baseado nessa frase que esse mês é dedicado a importância de se previnir o Suicídio e combater qualquer tipo de tabu sobre o assunto. 

Uma triste realidade indica que cerca de 12 mil suicídios são registrados todo ano no Brasil.

A Campanha Setembro Amarelo teve início em 2015 e foi criada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Se você está passando por um momento de dificuldade, converse com alguém. Compartilhar sentimentos é significante e nenhuma dor deve ser silenciada, respeite seus sentimentos. Você é importante!

Listamos 4 pontos essenciais de ajuda para você ou caso precise ajudar outras pessoas também. Confira:

1. Busca de Diagnóstico e Tratamento Profissional.

Depressão e Ansiedades são doenças que necessitam de tratamento, sem preconceitos! 

A busca por um Psiquiatra contribui para diagnóstico e tratamento dessas doenças, e para a manutenção de uma boa saúde mental auxiliando na estabilização de quadros, buscando as melhores alternativas para o desenvolvimento de estratégias que ajudem cada indivíduo.

Todo sentimento é válido e falar é a melhor solução, procure ou incentive quem precisa a buscar ajuda profissional.  

2. Terapia

Terapia é Autocuidado!

Há diversos tipos de abordagens da Terapia Clínica e você pode optar por aquela que se adapte melhor às suas necessidades e personalidade.

Algumas delas: TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), Psicanálise, Cognitiva-Construtivista, Gestalt, entre outras.  

Busque ajuda psicológica e entenda seus sentimentos, são: de amor próprio e bem-estar. 

3. Rede de Apoio.

Estar rodeado de pessoas que te apoiam e te ajudam é extremamente importante. 

Seja família, amigos ou grupos de apoio, fazer parte de uma comunidade que lhe transmita segurança é valioso!

Ter uma rede de apoio te ajuda a manter uma saúde mental e te fortalece nos momentos difíceis. 

Seja a rede de apoio de alguém também!

4. Praticar Atividades Físicas.

A prática de atividades físicas eleva a liberação de hormônios como a Endorfina e a Dopamina, responsáveis pela sensação de alegria, bem estar e efeito tranquilizante.

Praticar exercícios físicos é uma grande aliada para uma boa manutenção da Saúde Mental. Seja natação, dança, yoga ou caminhadas, o que importa é se movimentar!

E é sempre válido lembrar que se você está passando por algo, busque ajuda.

Ligue 188, CVV. (Centro de Valorização da Vida)

Todos pela vida.

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